RÚSSIA E PORTUGAL SÃO CAMPEÕES NA UNIVERSIADE 2015

Terminou no último dia 13 a competição de Handebol na Universíade 2015. Como prevíamos aqui, foi uma competição de um nível bastante alto, especialmente no feminino. Nossas seleções não puderam confirmar as posições obtidas no Mundial Universitário de 2014, sendo que a feminina terminou na quinta posição e a masculina na oitava.

A seleção campeã no masculino foi Portugal, ao que parece com um time bastante similar àquele que foi campeão mundial universitário em 2014.

Já no feminino a campeã acabou sendo a Rússia, com sua seleção completamente renovada em relação ao Mundial Universitário de 2014, que conta com diversas jogadoras que terão destaque na própria seleção principal daquele país nos próximos anos. As campeãs bateram na final a também fortíssima seleção sul-coreana, com impressionante aproveitamento no ataque: 38/44! Destaque para Ana Vyakhireva, “all star” em uma meia dúzia de mundiais e europeus de base, que fez 12/16 na final, e para Veronika Garanina, que fez 10/10 na final. Ambas têm feito parte da renovada seleção russa que conquistou a vaga no mundial da Dinamarca e provavelmente por lá estarão no próximo dezembro.

Em geral, uma competição com muito nível, e que definitivamente coloca as grandes competições universitárias sob o farol dos aficionados por handebol.