QUALIFICATÓRIOS PARA A CHAMPIONS LEAGUE FEMININA

Neste sábado (12/09) começam os torneios qualificatórios que vão definir os dois últimos classificados para disputar a Champions League feminina 2015/2016.

Serão dois torneios disputados por quatro equipes, no formato semi final e final, e os campeões de cada um deles conquistam vaga na CL. Todos os jogos de ambos os torneios serão transmitidos online pela EHF TV/Laola.

Torneio de Baia Mare

Esse torneio será disputado na Romênia, em Baia Mare, e contará com o time da casa (onde joga Alexandra Nascimento), Team Esbjerg (Dinamarca), Ankara Yenimahalle (Turquia) e BelAZ Minsk (Bielorússia).

As semi finais acontecerão no sábado (12/09) e serão as seguintes, no horário de Brasília:

7:30 – Team Esbjerg x Ankara Yenimahalle. Assista aqui

10:30 – Baia Mare x BelAZ Minsk. Assista aqui

Os vencedores desses confrontos disputarão a final no domingo (13/09) às 10:30 (Assista a final aqui)

O vencedor desse torneio que acontecerá na Romênia irá ficar com a uma vaga no Grupo A da CL, ao lado de Larvik (Noruega), Krim Mercator (Eslovênia) e Rostov Don (Rússia).

Se tudo correr conforme o esperado, deveremos ter uma final entre Baia Mare e Team Esbjerg, de resultado imprevisível. Talvez o Baia Mare leve uma vantagem por jogar em casa (no qualificatório para a CL de 2013/2014 elas usaram muito bem essa vantagem e venceram Viborg e Holstebro para ficar com a vaga).

O Team Esbjerg se baseia bastante no jogo da lateral esquerda holandesa Estavana Polman e na central Lotte Grigel. Apesar de ter perdido uma jogadora importante para a temporada 2015/2016, a central sueca Johanna Ahlm (foi para o Midtjylland), o Esbjerg se reforçou com qualidade trazendo outras duas jogadoras da seleção sueca: a goleira Filipa Idéhn e a ótima central/lateral esquerda Jenny Alm. Além delas, trouxe a lateral esquerda norueguesa Betina Riegelhut, também jogadora de seleção. Diria até que o poder de fogo do Esbjerg, que já era grande com Estavana Polman e Laura Van Der Heij, aumentou com suas duas novas laterais.

Já o Baia Mare perdeu várias jogadoras (as russas Davydenko, Lobach e Makeeva, mais Bárbara Arenhart e Camila Herrem, todas jogadoras da seleção de seus países), mas também se reforçou com a central francesa Allison Pineau, a jovem promessa romena Gabriela Perianu, a pivô croata Katarina Jezic e outras. A impressão é que o elenco se enfraqueceu, mas com um novo treinador (o romeno Aurelian Rosca) pode ser que o time renda melhor.

Torneio de Drammen

O outro torneio classificatório acontecerá na cidade norueguesa de Drammen, e será disputado pelo Glassverket (Noruega), Gyori ETO (Hungria), Sercodak Dalfsen (Holanda) e Radnicki Kragujevac (Sérvia).

O vencedor desse torneio entrará no grupo C da CL, ao lado de Vardar (Macedônia), Midtjylland (Dinamarca) e Hypo NO (Áustria).

Os jogos semi finais também acontecerão no sábado (12/09) e serão os seguintes:

11:30 – Gyori ETO x Radnicki Kragujevac. Assista aqui

14:00 – Glassverket x Sercodak Dalfsen. Assista aqui

A final será disputada no domingo (13/09) às 12:00, e poderá ser vista por aqui

Ao contrário do outro torneio, este tem um favorito claro, o Gyori de Eduarda Amorim. O outro favorito a integrar a final poderia ser o Glassverket, mas o time perdeu sua principal jogadora, Veronica Kristiansen (que foi para o Midtjylland). Seja quem for o vencedor de Glassverket x Sercodak Dalfsen, deve ter uma difícil tarefa enfrentando o Gyori na final.

Com esses dois qualificatórios, começa o torneio de clubes mais importante do handebol feminino, que é uma ótima oportunidade para ver as maiores jogadoras do mundo em ação e com a comodidade de poder assistir pela internet.

Façam bom proveito!