NAIRA ALMEIDA: A MELHOR GOLEIRA DA UNIVERSIADE!

No último mês de Julho aconteceu na Coréia do Sul a Universiade de verão, e comentamos aqui, aqui e aqui sobre o nível fortíssimo da competição no handebol, especialmente no feminino.

Nossas seleções fizeram um ótimo papel, mas houve uma brasileira que foi destaque individual: a goleira Naira Almeida foi a melhor goleira do campeonato!

Naira, que defende o Santo André no campeonato paulista, fez 43 defesas em 93 chutes (46%). Esse excelente aproveitamento ganha ainda mais valor quando se olha para a tabela de classificação das melhores goleiras (veja aqui): E. Utkina (RUS) foi semifinalista da Champions League 2014/15 jogando pelo Dinamo Sinara (RUS); D. Vakhterova jogou Mundial Júnior 2012 pela Rússia e Copa EHF 2014/15 pelo Lada Togliatti (RUS); L. Satrapova é goleira da seleção principal da República Tcheca e vai jogar a Champions League 2015/16 pelo Thüringer (GER); Jovana Risovic é goleira da seleção principal da Sérvia, inclusive foi vice-campeã mundial em 2013.

E a lista segue com goleiras importantes. Por exemplo: Ljubica Nenezic, de Montenegro, joga pelo Buducnost (MNE) e está convocada para a seleção de seu país que vai disputar jogos classificatórios para o Euro 2016 na próxima semana, e ficou na décima segunda posição.

Registre-se, também, que a companheira de Naira no gol do Santo André, Flávia Vidal, também teve ótimo desempenho na Universiade e terminou em quinto na lista das melhores goleiras. Está bem o Santo André de goleiras, não?

Vale registrar também que o central André Leal, do Vasco/FAB, foi o líder em assistências no masculino. (veja aqui)

Por fim, para termos mais uma ideia do grande nível do torneio, a jovem craque russa Ana Vyakhireva foi a artilheira, a segunda melhor em assistências e a segunda melhor em roubadas de bola. Isso mostra o quanto uma das jogadoras mais promissoras do cenário internacional se dedicou nesse campeonato. É claro, Vyakhireva  também já está convocada para a seleção principal de seu país para disputar as eliminatórias do Euro 2016.

Parabéns para a Naira e para todos os outros atletas que representaram o handebol brasileiro com muita dignidade.