FRANÇA CAMPEÃ MUNDIAL JÚNIOR 2015. E O BRASIL?

A França terminou como grande campeã do Mundial Júnior 2015, vencendo a Dinamarca na grande final, confirmando que a vitória obtida ante os dinamarqueses na fase de grupos não foi mero acaso.

O Brasil terminou sua participação na décima colocação, depois de perder na disputa de 7 metros para o Catar.

A participação do Brasil terminou longe do que se esperava quanto à colocação obtida, já que todos esperavam chegar às semifinais. Porém, quanto ao desempenho do time, podemos dizer que em grande parte os objetivos foram cumpridos, já que fizemos jogos decididos apenas nos minutos finais contra Dinamarca, Egito e Alemanha, que acabaram sendo semifinalistas, e os resultados destes jogos apenas por detalhes não foram favoráveis ao Brasil.

Se fica algum senão sobre a participação do Brasil neste Mundial, é devido à impressão de que o time poderia ter rendido mais no aspecto coletivo, tanto na defesa quanto no ataque. Se o Brasil jogou de igual para igual contra as equipes mais fortes do campeonato, foi em muito devido à performance individual de alguns jogadores. Temos que ressaltar que mesmo quando faltou organização sempre sobrou garra e qualidade individual.

Mas, por outro lado, se a razão de existir dos campeonatos de base é revelar e consolidar a formação de novos jogadores, isso o Brasil conseguiu fazer com muito sucesso. Ficou claro que há muitos talentos na seleção brasileira júnior masculina, e que terão grandes chances de continuar a se desenvolver tanto jogando por aqui como na Europa.

Então, o saldo é positivo para o handebol brasileiro, e que essa grande geração de juniores tenha muito sucesso no resto de suas carreiras!